Criar uma Loja Virtual Grátis

Breve o melhor conteúdo, festas, informações, curiosidades, muito mais aqui.



Total de visitas: 582
Emancipação Política de Ibateguara
Emancipação Política de Ibateguara

Foto da Prefeitura municipal de Ibateguara

Ibateguara nossa Terra, nossa Gente.

            O municipio de Ibateguara tem uma área total de 254,5 km tendo a altitude de 505 metros acima do nível do mar portanto é caracterizadopou um clima frio, pertence a microrregião da Serrana dos Quilombos,no leste de Alagoas, distante da capital 103,1 km, limitando – se com Colonia Leopodina, Quipapá-pe, São José da Laje, União dos Palmares, e Joaquim Gomes.(Dados coletados do IBGE)

            Ibateguara pertencia ao Municipio de São José da Laje, em 1957, a Câmara Estadual aprova a lei n° 2.076 de 21 de novembro de 1957, mas sua instalação ocorreu no dia 1 de janeiro de 1959. Tornando o municipio de Ibateguara independente da cidade de São José da Laje.

Primeiras instalações 

            Ibateguara originou-se no engenho Roçadinho, o qual pertencia a família ‘’Costa-Agra’’ dessa família, Claudino da Costa Agra, foi o primeiro prefeito de São José da Laje em 1844. Piquete (primeiro nome de Ibateguara) era um povoado que teve este nome por conta de uma vala a qual impedia os cabanos liderados por Claudino Vicente de Padua, de invadir o engenho e tomar posse das terras, mas com a revolução feita pela permanencia de D. Pedro I no Brasil eles foram obrigados a deixar a região.

O Padroeiro da Cidade

            Junto a vala foi levantado um trono e colocado uma imagem de São Sebastião, com a intenção de o Santo livrar o povo da guerra, fome e doenças. Com o correr do tempo tornou-se uma aldeia, a qual se tornou o povoado e finalmente distrito de São José da Laje e em seguida, a primeira capela.

            Em 1930 o país estava em revolução e então o presidente Getúlio Vargas Decretou a proibição de duas localidades com o mesmo nome, como no Rio de Janeiro havia uma cidade chamada Piquete e lá havia uma fábrica de armamento e de munição para o exército, surgiu a necessidade de outro nome para a nossa localidade. Muitos nomes surgiram, mas não perduraram, dai veio o nome de São João, em homenagem a D. João Marques da Purificação Bispo de Olinda, que esteve na região, apaziguando os cabanos do engenho Horizonte, sendo o 1° da região. Depois Padre Francis Generertes deu o nome de Missão Nova, nesse impasse D. Ramulfo de Farias, bispo de Maceió era muito conhecedor da lingua indigena, sugeriu e foi aceito o nome Ibateguara, que quer dizer lugar alto, serra alta, ou pedra grande. Nesta época foi construida a igreja matriz.

            O primeiro prefeito foi nomeado pelo governador Sebastião Marinho Muniz Falcão, Alfredo Veloso da Silva ficou no cargo por 14 meses. Já nas eleições em 1960 foi eleito prefeito do municipio de Ibateguara o senhor Manoel Batista Sobrinho.

 

 

Redação: Expedito Ulisses e Wálbert Carlos Valença

Foto: Wálbert Carlos Valença